O comunicado oficial de que a montadora alemã virá para o Brasil foi feito no início da tarde desta segunda-feira, no terceiro andar do Palácio do Planalto, em Brasília. O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, estava acompanhando o encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente e membro do Conselho de Administração da BMW AG, Vendas e Marketing, Ian Robertson.

Serão investidos 200 milhões de euros para a primeira etapa da construção da fábrica. O primeiro modelo a ser produzido será o X1. Outra linha de montagem deve ser construída na ampliação da fábrica, que ainda não tem data para acontecer. Serão produzidos 30 mil carros por ano e devem ser gerados 1 mil empregos diretos.

— A produção seguirá as vendas. Escolhemos o Brasil por ser um forte mercado — explicou Robertson, durante o encontro.

A construção começará em abril de 2013 e deve estar concluída no final do ano seguinte. A produção de veículos está planejada para iniciar entre o final de 2014 e início de 2015.

A empresa confirmou a cidade de Araquari e a BMW vai comprar o terreno. A intenção é que a documentação esteja em ordem até a próxima segunda-feira, dia 1º.

Como foi o encontro

A reunião durou aproximadamente 15 minutos. Em função da importância do anúncio, Dilma convocou a presença dos ministros das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel. Até o fim de semana, a BMW mantinha sigilo sobre os detalhes que serão apresentados a Dilma.

Além do governador, estiveram presentes o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, de Assuntos Internacionais, Alexandre Fernandes e da Fazenda, Nelson Serpa. O presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Glauco José Corte, também viajou a Brasília.

A previsão é que a comitiva catarinense volte para o Estado logo depois da audiência. Na terça-feira, Paulo Bornhausen parte para o Salão do Automóvel, em São Paulo, onde irá acompanhar o anúncio da vinda da BMW para Santa Catarina durante a coletiva de imprensa da montadora.

O anúncio em Santa Catarina será na próxima segunda-feira, 1º, a partir das 16h, em Florianópolis.

DIÁRIO CATARINENSE

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Araquari.