O Norte de Santa Catarina foi a região escolhida pela alemã BMW, uma das líderes mundiais do mercado de veículos de luxo, para construir uma fábrica brasileira.

A unidade de Araquari, cidade vizinha a Joinville, com investimento de 200 milhões de euros, será maior do que a sede da BMW na Alemanha.

Dentro do terreno de 492 mil m², a companhia vai levantar uma das fábricas mais
inovadoras e sustentáveis do mundo, inclusive com certificação ISO 14.001, que está sendo negociada desde 2011 e foi oficializada no Estado em abril deste ano.

Os 3.520 colaboradores que serão contratados até 2015 – quando a produção de carros da série X1 começar, com a expectativa de entregar ao mercado nacional 32 mil unidades por ano.

O nível do sigilo para resguardar as estratégias e modelos de trabalho e inovação da BMW pede que a montadora tenha centros de treinamento específicos em cada unidade fabril.

Os métodos de atuação da empresa alemã serão ensinados em uma estrutura de 800 m² instalada no Perini Business Park, na Zona Industrial de Joinville.

A previsão é que o espaço esteja finalizado em julho deste ano, já para capacitar os primeiros funcionários.

— Garantimos que o padrão de excelência da BMW é o mesmo em qualquer parte do mundo —, afirmou Gerald Degen, presidente da fábrica brasileira, em entrevista ao Grupo RBS em abril.

Este argumento é o suficiente para justificar os investimentos no centro de treinamento joinvilense, com uma réplica de menor proporção da linha de produção que será instalada na fábrica.

A NOTÍCIA

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Araquari.