Tradições que atravessam mais de um século atraem o público à Festa do Senhor Bom Jesus, em Araquari. A programação religiosa e cultural começou no domingo e vai até 6 de agosto de 2013, movimentando as ruas centrais da cidade do Norte do Estado com  novenas, missas, procissão e a venda de pratos típicos e produtos artesanais.

A festa, organizada pela Paróquia Santuário Senhor Bom Jesus, em parceria com a Prefeitura, existe desde que Araquari era chamada de Freguesia do Bom Jesus no século 18 para agradecer aos pedidos respondidos pelo padroeiro.

O costume continua com as novenas, missas e o pagamento de promessas  durante a caminhada, quando é possível ver crianças vestidas de anjo ou cobertas com um pano vermelho, em referência ao manto do Senhor Bom Jesus, adultos descalços ou de joelhos.

Fotos e objetos são deixados na sala de milagres, no santuário. São manifestações de fiéis locais e também de outras cidades da região, a exemplo de Joinville, de onde romeiros saem a pé em direção a Araquari.

A tradição religiosa do evento pouco se alterou com o passar dos anos, mas o mesmo não aconteceu com as atrações seculares. Foram  acrescentadas algumas novidades, como a Festa das Nações, com a participação dos alunos da Fundação Cultural.

A cada noite, quando é servido um prato típico diferente, jovens apresentam danças populares coordenados pela professora Patrícia Dauchau. Hoje, o cardápio oferece sopa alemã, preparada pela Apae e Ativa, no salão da igreja. No lado de fora do santuário, foi montada uma estrutura para venda de salgados, doces, produtos importados e artesanato.

Programação

QUARTA-FEIRA
19h30 – 4ª Noite da novena Senhor Bom Jesus com a bênção a agricultores e pescadores. Tema: “Somos cooperadores de Deus”(1Cor 3,9).

QUINTA-FEIRA
19h30 – 5ª Noite da novena Senhor Bom Jesus com a  bênção a objetos de devoção e fotografias. Tema: “Faze uma serpente abrasadora e coloca-a em uma  haste. Todo aquele que for mordido e a contemplar viverá.” (Num. 21,8)

SEXTA -FEIRA
19h30 – 6ª Noite da novena Senhor Bom Jesus com a bênção às famílias. Tema: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor.” (Jos. 24,15)

SÁBADO
19h30  – 7ª Noite da novena Senhor Bom Jesus com  a bênção às lideranças e entidades socioculturais. Tema: “Como quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.” (Lc 6,31)

DOMINGO
8 horas – Missa.
10 horas – Missa Vocacional.
15 horas – Missa com bênção aos jovens.
19h30 – 8ª Noite da novena Senhor Bom Jesus.
Tema: “Eis me aqui envia-me, Senhor.” (Is 6,8)

SEGUNDA (5/8)
19h30 – 9ª Noite da novena Senhor Bom Jesus com a bênção aos idosos.
Tema: “Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu sou o Senhor”.
(Lev 19:32)

TERÇA-FEIRA (6/7)
8 horas: Missa Ano da fé.
12 horas: Missa.
15 horas: Missa.
16 horas: Procissão.
17 horas: Bênção.

Fonte: A NOTÍCIA

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Araquari.