O prefeito de Araquari, João Pedro Woitexem confirmou nessa quinta-feira (20/02/2014), que a Prefeitura não irá realizar o carnaval de rua esse ano, nem a festa que comemora o aniversário da cidade, em abril, a Araquari Fest. “Nosso foco agora é investir na saúde. Essa é nossa prioridade. Precisamos que o crescimento da cidade venha sempre com a qualidade de vida para nossa população”, comenta o prefeito.

A decisão foi tomada, em uma reunião realizada com representantes de todas as associações de moradores de Araquari, no dia 27 de janeiro, no auditório da Prefeitura Municipal. Em 2013, o investimento repassado para a Fundação Municipal da Cultura de Araquari para a realização do carnaval foi de R$13.845,00 e para esse ano deveria ficar na mesma média.

A prefeitura também deve receber em abril, a segunda parcela do Auxílio Financeiro aos Municípios, proveniente do Governo Federal, no valor de 256 mil reais que devem ser investidos, juntamente com o valor que seria gasto com a festa de carnaval, na compra de medicamentos e ampliação da estrutura da saúde para melhor atender aos munícipes. “É uma decisão que tomamos e será em benefício de toda a comunidade araquariense”, diz.

Além dessas ações, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, também está indo atrás de outros recursos para o investimento no município. “Nós conseguimos agora, por meio de emenda parlamentar, uma ambulância e um aparelho de raio x”, conta o secretário da saúde, Jeferson Dias da Silva. Segundo ele, ambos são emenda do Deputado Estadual Antônio Aguiar e estão aguardando a tramitação final na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina (SDR) para serem entregues ao município.

A sala para a implantação do aparelho de raio x será adaptada no Pronto Atendimento de Araquari, conforme as necessidades para a utilização do aparelho e novos profissionais, também serão treinados para operar a máquina. Tudo custeado pela Prefeitura, por meio desses recursos que seriam aplicados nas festas. “Nós sabemos que os dois eventos vão fazer falta para algumas pessoas e podem gerar reclamações, mas, precisamos fazer o que é melhor para a maioria da população. E acreditamos que com isso, Araquari sairá ganhando”, afirma João Pedro.

E o apoio à decisão já começa a aparecer na opinião da população. A recepcionista Sandra Adão é uma das moradoras de Araquari que concorda com a atitude do prefeito: “Acho uma ótima ideia. A saúde é sempre mais importante e merece mais atenção”.  Diva Aparecida dos Santos é estudante e compartilha da mesma opinião: “Com certeza o investimento na saúde vai trazer mais benefícios para os moradores”.

Prefeitura Cancela Carnaval

Jaqueline de Mello
Assessora de Imprensa e Comunicação

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Araquari.