Araquari enfrenta Tocancipá no 20º Dia do DesafioA data já está marcada. No dia 28 de maio, Araquari enfrenta a cidade Tocancipá, da Colombia, durante o 20º Dia do Desafio. Com o lema “você se mexe e o mundo mexe junto”, os aproximadamente 50 organizadores de Araquari para o Dia Mundial do Desafio, começaram a se mexer e, deram início aos preparativos do evento na cidade. Em 2013, Araquari movimentou 81% por cento do município, já Tocancipá conseguiu movimentar 83%. Esse ano, a expectativa da organização é conquistar a vitória.

“Nós pretendemos movimentar o maior número possível de moradores de Araquari e para isso, contaremos com o auxílio das escolas, instituições e da própria comunidade.”, comenta Sanderlei Luiz da Conceição, professor de educação física e um dos organizadores do evento na cidade. No ano passado, Araquari iniciou o dia com uma pedalada à meia noite em homenagem ao aniversário de 137 anos do município e ao amanhecer seguiu com 75 funcionários da prefeitura, reunidos em frente ao prédio municipal para exercícios de alongamento.

Segundo o prefeito João Pedro Woitexem, essa é a terceira vez que o município participa do evento e se depender dele, sempre estará presente: “O importante mesmo é que nossos habitantes cultivem os hábitos de exercícios físicos”.

Os alunos e professores da escola da região também não ficaram de fora. Aproximadamente 300 alunos da Escola Estadual Almirante Boiteux fizeram questão de se movimentar durante a manhã e tarde do Dia do Desafio de 2013. Um dos atos dos alunos foi um abraço coletivo à Prefeitura Municipal. Já no período da tarde, os estudantes se dedicaram, às danças, ao futebol, vôlei e outras atividades físicas.

A academia da terceira idade também estava em movimento, onde os professores de educação física se colocaram à disposição para dar as devidas orientações. O desejo de Sanderlei é que esse ano, toda a cidade participe: “Ano passado, todo mundo pegou firme e nosso Dia do Desafio foi um sucesso, esse ano não pode ser diferente”,diz.

Em 2013, o evento reuniu 21 países que seguiam suas rotinas estipuladas, sempre com pausas para pequenos exercícios. As atividades propostas são diversas e não há como ficar de fora: caminhada, ciclismo, corrida, futebol, basquete, vôlei, tênis, exercícios em empresas e escolas, gincanas, jogos e brincadeiras.

Depois de realizada a atividade física, ela deve ser registrada para contar pontos para cidade. Em Araquari, basta se dirigir ao Ginásio de Esportes Moacir Iguatemy da Silveira e solicitar o registro. Assim é possível declarar a cidade vencedora como aquela que registrar o maior número de participantes, em relação ao seu número de habitantes.

A organização Mundial do evento já tem alguns números estipulados: 20 mil pessoas devem correr, 50 mil pessoas devem participar em alguma modalidade, 10 mil pessoas devem jogar futebol, 10 mil pessoas são esperadas para jogar basquete, 5 mil pessoas devem jogar vôlei e 5 mil pessoas devem praticar natação.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, nos anos 80 e tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades.

Coordenado pelo Sesc – Serviço Social do Comércio, Administração Regional do Estado de São Paulo, o Dia do Desafio é uma iniciativa da UNESCO e da The Association For International Sport for All (TAFISA) e conta com o apoio da International Sport and Culture Association (ISCA). É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos.

Em 2014, o Dia do Desafio acontecerá em sua 20ª edição, e desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016.

Conheça a cidade concorrente:

Tocancipá é um município colombiano, caracterizado por ser o primeiro centro na fabricação de laje. É uma cidade com característica forte na produção de cerâmica e seus moradores são excelentes agricultores e gestores de terra.

Jaqueline de Mello – Gerente de Comunicação

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Araquari.