Programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, Araquari SCAtualmente no Brasil há 627 espécies da fauna oficialmente reconhecidas como ameaçadas de extinção, segundo o Ministério do Meio Ambiente e 472 espécies da flora. Com o objetivo de conscientizar a população araquariense sobre a importância da preservação ambiental, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), em parceria com a Prefeitura realiza no dia 5 de junho, o programa Fundema na Praça. “Esse é um evento que estamos organizando para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e levar orientações para a população sobre a necessidade da conservação ambiental”, comenta o presidente Antonio Acir de Almeida.

Durante o dia 5, a Fundema estará na Praça Central das 9h às 16h. Dentro da programação está a entrega de folder do programa de Coleta Seletiva, onde a população de Araquari vai encontrar os horários e dias que o caminhão da coleta passa nos bairros do município.

Também haverá a distribuição da cartilha do Código Municipal do Meio Ambiente, uma exposição fotográfica do Instituto Socioambiental Rio dos Peixes, o plantio de árvores em parceria com a Recicle que fará a doação de 300 mudas de árvores nativas, o lançamento do Estudo do Plano de Arborização Urbana, a apresentações de trabalhos ambientais dos alunos do Instituto Federal Catarinense, a coleta de óleo de cozinha, por meio de uma parceria com a empresa Biosul e apresentações artísticas e culturais dos alunos do município, em parceria com a Secretaria da Educação.

A Casa da Cultura também estará oferecendo uma “Oficina de Reciclagem”. A Defesa Civil e os Bombeiros Militares e Voluntários também vão participar do evento e a Secretaria de Obras ficou responsável pela organização do palco. “É um trabalho que estaremos desenvolvendo com a ajuda de muitos parceiros, todos pensando em melhorar Araquari e preservar suas belezas naturais”, diz Acir.

Araquari possui hoje uma área de 402,62 quilômetros quadrados. No que diz respeito aos atrativos naturais, o município possui inúmeros rios facilmente navegáveis e manguezais com uma flora e fauna exuberantes. Segundo o prefeito João Pedro Woitexem, uma das preocupações dos gestores do município é exatamente esta: manter essas belezas e preservá-las.

“Com nossa cidade em desenvolvimento, o Dia Mundial do Meio Ambiente será um marco para o município. É o momento de seguirmos trabalhando para um crescimento sustentável, sempre pensando na preservação ambiental, visto que nossa cidade é rica em fauna e flora”, diz.

Jaqueline de Mello – Gerente de Comunicação

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Araquari.