O trabalho preliminar para o asfaltamento de 9,4 quilômetros da Estrada Rio do Morro, que liga a zona Sul de Joinville à BR-280, em Araquari, foi iniciado na segunda-feira (1) pela Vogelsanger Pavimentação Ltda. Vencedora do processo licitatório realizado há dois anos, a empresa local aguardava a liberação da ordem de serviço, assinada ontem de manhã pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, e pelo senador Luiz Henrique da Silveira, na SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) Joinville, no Centro, para começar a trabalhar.

O secretário Cobalchini destacou que o valor de R$ 13 milhões, orçado para a obra em 2010, foi atualizado para R$ 16 milhões – financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) – e que o prazo de 15 meses poderá ser reduzido de acordo com a aceleração do cumprimento das etapas do cronograma. “Vamos retomar o tempo perdido com entraves burocráticos e problemas financeiros e procurar fazer com que esse cronograma seja encurtado, para que tenhamos essa estrada pronta e o caminho das praias facilitado e mais rápido”, detalhou.

Ainda na manhã segunda, funcionários da Vogelsanger iniciaram a limpeza do trecho final da rua Monsenhor Gercino, no Paranaguamirim, onde inicia a pavimentação. Durante a tarde, o trabalho precisou ser paralisado por causa da chuva, mas hoje deve ser retomado. De acordo com o empresário Márcio Vogelsanger, depois da limpeza e terraplanagem da área, começa a drenagem para preparar o terreno para receber a pavimentação. “Também serão feitas algumas galerias e uma pequena ponte”, lista.

Agradecendo ao governador Raimundo Colombo por ter dado continuidade ao projeto licitado em seu governo, o senador Luiz Henrique da Silveira comentou sobre a demora nos processos de licitação, de licenciamento ambiental e de liberação de recursos.  “Gostaria de estar participando desse ato há um ano atrás, mas infelizmente a ‘burrocracia’ não permitiu isso. Agora, teremos uma duplicação indireta da BR-280 e o joinvilense vai preferir ir por ali do que ir até a BR primeiro para então ir a Araquari. Depois, em Araquari, ele segue o caminho normal”, avalia.

Mais obras

Ontem, na SDR, o secretário de Estado de infraestrutura, Valdir Cobalchini, também anunciou que as propostas das empresas que concorrem à licitação da duplicação dos oito quilômetros da avenida Santos Dumont, do cruzamento da rua Dona Francisca, próximo ao Terminal Norte, até o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, serão abertas no dia 23 deste mês. “As desapropriações ainda não estão todas definidas, mas ainda temos tempo para fechar isso”, informou.

A entrega do binário do Vila Nova está prevista para fevereiro de 2013. “Também estamos trabalhando na Costa do Encanto, no Ervino, em Laranjeiras e no Estaleiro, e no final do mês esperamos estar com o projeto executivo da duplicação da estrada Dona Francisca concluído”, concluiu.

Fonte: Noticias do Dia.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Araquari.