Araquari realiza desfile cívico em comemoração ao dia da Independência do BrasilNo dia 7 de setembro de 1822, o príncipe regente do Brasil Dom Pedro Alcântara de Bragança, o futuro imperador Dom Pedro I, se colocou às margens do rio Ipiranga, onde hoje é a cidade de São Paulo para dar o “Grito do Ipiranga” bradando “Independência ou Morte” e libertando o país dos domínios de Portugal.

Nesta data por 192 anos, o Brasil comemora sua independência e as escolas e instituições saem às ruas em marchas como aconteceu em Araquari, onde a Praça Central abrigava os visitantes e moradores que vieram prestigiar a sessão cívica que iniciou às 8 horas e o desfile cívico que começou às 9 horas .

Os alunos e professores lembram a importância da pátria, resgatam temas atuais para chamar a atenção como: a conservação da fauna e flora brasileira e o incentivo aos esportes. Marcia dos Santos Martins já traz a data em seu calendário, o filho dela de 15 anos desfila pela Escola Higino Aguiar e ela é sempre uma das primeiras a chegar para assistir. “Todos os anos eu venho assistir o desfile cívico de Araquari. É aqui que o meu filho estuda e eu acho maravilhoso o evento”, diz.

Ela é uma das muitas mães que incentivam os filhos a participarem do ato que é uma homenagem à pátria. E quem está desfilando também reconhece a importância. “Eu sei que nesta data o Brasil ficou livre de Portugal e faço questão de vir todos os anos desfilar”, comenta Kaillane Paulina dos Santos Maia, de 11 anos, aluna da sexta série que desfila pela Escola Estadual Almirante Boiteux.

Também participaram do evento apresentando seus equipamentos de trabalho o Bombeiro Voluntário e Militar. 

Jaqueline de Mello Gerente de Comunicação

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Araquari.