SENAI inaugura unidade em Araquari. Crédito: Jaqueline de MelloUma nova opção de capacitação profissional abre para a comunidade araquariense. A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), será inaugurada na quinta-feira (10/07/2014) em Araquari, por meio de uma parceria entre a instituição e a Prefeitura e prevê 210 matrículas para esse segundo semestre. Até 2015 a perspectiva de matrículas é de 500 alunos.

Para o prefeito João Pedro Woitexem é mais uma oportunidade para a população. “Nós estamos há muito tempo nos esforçando para trazer essas instituições para Araquari. Com o crescimento acelerado da cidade e a vinda de muitas empresas, nosso povo se empolgou e precisamos qualificar nossa população para que possam ter melhores cargos onde forem trabalhar”, diz.

A sede do Senai no município teve um investimento de R$ 966 mil contando com obras e equipamentos e ficará na Avenida das Indústrias, 150, no bairro Porto Grande. A unidade terá uma área de 725 metros quadrados, contendo três salas de aula, um laboratório de informática, um laboratório móvel de eletricista predial, um laboratório de eletricista industrial, um laboratório de mecânica geral, manutenção industrial, CNC e um laboratório de solda MIG e MAG.

Segundo o secretário da Educação José Lino de Souza Filho, essa não será a única instituição a vir para a cidade: “Nós já temos algumas parcerias com instituições de ensino e estamos indo em busca de outras que ofereçam diversos cursos de qualificação profissional para nossa população”, conta.

Atualmente, a Prefeitura já trabalha em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial que vem fornecendo aulas pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), em algumas escolas municipais. E em 2013, uma parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento e Competitividade (Abradecom) também ajudou a formar 400 pessoas em um curso de inglês básico.

Hoje, o Senai atua nas cidades de Joinville, São Francisco do Sul e agora passará a atender em Araquari, onde vai oferecer inicialmente os cursos de Eletricista de Manutenção na categoria Aprendizagem Industrial, além do curso técnico em Segurança do Trabalho pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e os cursos de qualificação profissional como Operador de Máquinas de Usinagem Convencional, Operador de Máquinas de Usinagem com Comando Numérico Computadorizado, Desenhista Mecânico e Eletricista Industrial, também pelo Pronatec.

Para 2015, outros cursos estão previstos como de aprendizagem industrial em Eletricista de Manutenção e técnicos como Segurança do Trabalho e Técnico em Eletromecânica. Na categoria qualificação profissional estão previstos: Eletricista Instalador de Baixa Tensão, Eletricista Industrial, Operador de máquinas de usinagem convencional, Operador de máquina CNC, Desenhista Mecânico e Soldador Mig Mag.

O QUÊ: Inauguração do Senai em Araquari;

QUANDO: Quinta-feira (10), às 16h;

ONDE: Avenida das Indústrias, 150 – Porto Grande.

Jaqueline de Mello – Gerente de Comunicação.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Araquari.