Todos os anos a cidade de Araquari pára com o objetivo de comemorar um momento especial: a Festa do Senhor Bom Jesus. As ruas do município lotam com milhares de fiéis e visitantes que marcham na procissão em agradecimento a alguma graça atendida ou simplesmente por devoção.“É uma data muito especial para nosso município porque é uma forma de homenagear o Senhor Bom Jesus de Araquari que é padroeiro de nossa cidade”, comenta Paulino Sérgio Travasso, secretário de Turismo, Lazer e Esporte.

O evento religioso que é uma organização da Paróquia Santuário Senhor Bom Jesus de Araquari, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Turismo é um dos mais importantes e esperados do Norte de Santa Catarina. “A festa existe desde que Araquari era chamada de Freguesia do Bom Jesus, faz parte de nossa história e tradição e nós fazemos questão em apoiar esse evento”, conta o prefeito João Pedro Woitexem que está ansioso para as comemorações.

Em 2013, a organização contabilizou 60 mil pessoas que vieram caminhar em agradecimento ao padroeiro, no dia do encerramento. Já as missas, registraram em média 600 pessoas por noite. Esse ano de 2014, as comemorações iniciam no dia 28 de julho com programações religiosas, como as novenas e missas. Seguindo com a venda de pratos típicos.A festa se encerra no dia 6 de agosto, quando deve acontecer a procissão. “É uma festa para famílias, um momento de alegria e confraternização”, diz Paulino.

Durante muitos anos, as ruas do município se cobriram de pessoas vindas de várias regiões do Sul do Brasil, que traziam nas mãos pequenos pedaços de cera luminosos, transformando as estradas em belos tapetes iluminados por sua fé. Algumas ajoelhadas cumpriam promessas, caminhando durante todo o percurso da procissão, outras, vestiam seus filhos de anjos ou com o manto vermelho do senhor Bom Jesus, em agradecimento a algum pedido que foi concedido. E havia ainda aquelas que deixavam na sala de milagres, localizada dentro da igreja Matriz, objetos ou fotos que representavam sua gratidão.

Além de ser uma data especial para o município, uma data de história e representação de fé, o Centro de Araquari fica fechado, contando com uma feira de artesanato, produtos importados e muitas opções de doces e salgados para quem vier com o desejo de passar o dia no evento.

Confira a programação:

Novenas: De 28 de julho à 5 de agosto às 19h30

Local: Igreja Matriz

Missas do dia 3 de agosto

8h: Missa de acolhida aos romeiros

10h: Missa vocacional

15h: Missa dos devotos

Dia Festivo 6 de agosto

8h: Missa de acolhida aos romeiros

10h: Missa

12h: Missa

15h: Missa

16h: Procissão Senhor Bom Jesus de Araquari

17h: Bênção aos devotos

Jaqueline de Mello – Gerente de Comunicação Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Araquari.