O Concurso Sabores de Araquari 2023 elegeu os três vencedores desse ano, em uma live transmitida pelas redes sociais da Prefeitura de Araquari. Ao vivo, os cinco jurados elegeram os pratos mais saborosos, atrativos e criativos dessa edição.

Sandra Carvalho, moradora do bairro Itinga ganhou o primeiro lugar com a criação de uma geleia de maracujá, com tâmaras e chia. “Eu sempre gostei muito de fazer geleias, e quis fazer uma diferente pro concurso. Estou muito feliz em ter ganho o primeiro lugar”, comemora Sandra.




O segundo lugar foi para a lasanha de maracujá com gorgonzola, criação do Anderson Xavier, morador do Centro de Araquari. “Na última vez que eu participei do concurso, eu já havia criado a lasanha. É um prato que a minha família gosta muito e fiquei muito feliz em ter apresentado no concurso”, fala o vice-campeão.

Gisele Polheim foi a terceira campeã, desse ano, com um arroz doce, integral, com maracujá. “Sempre me inscrevo pro concurso e é a segunda vez que fico entre os três. É muito banaca ter as nossas criações premiadas e valorizar a nossa cultura e agricultura locais”, avalia Gisele.

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Thiago Henrique Pinheiro, a troca de experiências e vivências é fundamental para fortalecer e fomentar a gastronomia à base do maracujá, já que Araquari é conhecida pela capital do fruto . “A ideia é que a cada ano o concurso de fortaleça e cresça cada vez mais. É uma forma de valorizar nossa cultura e a nossa agricultura familiar”, informa.

Os jurados, desse ano, foram a Marianna Corrêa, secretaria de Turismo de São Francisco do Sul; Guilherme Gassenfert, produtor cultural, secretário de Cultura e Turismo de Joinville e coordenador do Colegiado de Secretários de Cultura da AMUNESC; Rose Viapiana, proprietária da Churrascaria Viapiana; Joni Ricardo, produtor rural e presidente da Cooperativa de Araquari Agricultura Familiar e Márcio de Oliveira, diretor administrativo da Parada Sinuelo.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Araquari.