O Governo do Estado, a Casan e a prefeitura de Araquari assinaram nesta segunda-feira, 17/04/2023, a ordem de serviço para construção de uma nova Estação de Tratamento de Água. A unidade vai reforçar o abastecimento atual e garantir o atendimento da demanda para os próximos 20 anos. A cerimônia ocorreu no auditório da prefeitura, com a presença do governador Jorginho Mello.

“Precisamos do comprometimento de todos. Quando investimos em saneamento, estamos cuidando da saúde de cada morador. A água é essencial para vida. Santa Catarina não tem um nível de saneamento básico que combine com o nosso estado e por isso devemos investir forte e com seriedade. A Casan deve ser parceira dos municípios, que precisam ser bem atendidos. Temos um grande compromisso com o nosso povo”, disse o governador.




Com um investimento de R$ 30 milhões, a nova ETA vai tratar 200 litros por segundo, praticamente triplicando a capacidade atual, que é de 75 litros por segundo. É mais um investimento da Casan para a cidade, que tem recebido outras melhorias em seu sistema de abastecimento, com a implantação de novas adutoras, substituição de redes e perfuração de poços.

Recentemente, dois reservatórios, um no Bairro Itinga e outro no Centro, foram instalados. Já em operação, os tanques elevaram em 600 mil litros a capacidade de reserva, trazendo mais segurança hídrica para o município.

“A Casan está investindo nesta nova ETA porque reconhece que precisamos melhorar a distribuição de água no município, já projetando uma demanda futura. Aumentar a cobertura de agua e esgoto é uma prioridade deste governo”, afirma Laudelino Bastos, diretor-presidente da Casan.

O prefeito de Araquari, Clenilton Carlos Pereira, também reforça a importância do investimento para a cidade. “Araquari cresceu muito e a estrutura precisa acompanhar esse crescimento. Com a nova ETA vamos avançar para resolver o problema da água, no nosso município”, avalia o prefeito.

Desde o início do ano, a Casan destinou R$ 282 milhões em água e esgoto em municípios operados. Os investimentos em sistema de abastecimento de água, licitações homologadas e repasses de convênios e programas foram feitos em 47 municípios, incluindo Araquari.

No esgotamento sanitário, 19 cidades foram beneficiadas. Em quatro anos, o compromisso do Governo é saltar de 32% de cobertura de esgotamento para 50%.

Fonte: SECOM

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Araquari.